:: Projectos e Clubes •> Educação para a Saúde

Projectos e Clubes:

Educação para a Saúde

 

 

GRIPE A – PLANO DE CONTINGÊNCIA

Guia de procedimentos em situações de grande dificuldade

 

BLOG DO PROJECTO DE EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE

 

 

 » Espaço Diálogo/Saúde »

- GABINETE DE ATENDIMENTO E APOIO AO ALUNO –

Este espaço é para ti!!! O EDSaúde, é um espaço de atendimento a jovens (como tu!), para a  EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE!

 Anónimo e confidencial, Neste espaço podes falar de temas ligados à Saúde e Sexualidade, encontrar respostas a dúvidas que tenhas e receber informação disponível.

A partir de 5 de Janeiro vai funcionar na escola um Gabinete de Atendimento para alunos do Ensino Secundário e do Ensino Básico.

Local de funcionamento:  Gabinete de Apoio

Horário

 

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

10:20/11:05

 

Prof. Guilherme Silva

 

 

 

11:05/11:50

 

 Prof. Merícia Marques

 

 

 

12:05/12:50  

Prof. Carla Barreiros

     
12:50/13:35  

Psic. Paula Lagoa

     
14:45/15:30      

Psic. Paula Lagoa

 
15:30/16:15      

Prof. Carlos Silva

 
16:30/17:15      

Prof. Rui Veríssimo

 

17:15/18:00

 

 

 

 Prof. Leonor Cardeira

 

Os Interessados têm também a possibilidade de atendimento, por marcação, em horário alternativo, tendo, para o efeito, de contactar um dos professores da equipa de atendimento, ou colocar na CAIXA de CORREIO uma nota a manifestar essa intenção.

 

Usa a caixa de correio

 

ou inscreve-te no forum

http://espr-saude.forumaqui.com

 

 

Coloca questões e vê as tuas dúvidas esclarecidas no espaço “Perguntas e Respostas”!

 


Áreas Prioritárias

Alimentação e Actividade Física

Consumo de Substâncias Psicoactivas

Sexualidade                              

 Infecções Sexualmente Transmissíveis

Violência em Meio Escolar

Outras Áreas

Relativamente a estas ou outras áreas recorre à equipa do Espaço Diálogo/Saúde e esclarece as tuas dúvidas, coloca as tuas questões, procura apoio para os teus problemas!

 sites:    www.tu-alinhas.pt             www.aventurasocial.com               www.juventude.gov.pt

www.violencia.online.pt           www.aidsportugal.com        www.portaldasaude.pt          www.dgs.pt          www.drec.min-edu.pt          www.apf.pt


Actividades ao longo do ano lectivo

Participação no Projecto Escolas Livres de Fumo (ELF)

Acção de Prevenção de Drogas de iniciação (Haxixe e Ecstasy) – Cruz Vermelha Portuguesa, Delegação de Leiria

 - Projecto educativo para o 8º ano - "A adolescência e tu" - Formadora: Sara Carvalho - Psicóloga clínica

Encontro sobre educação sexual – para Encarregados de Educação dos alunos do 7ºB – Formadora: Dra. Clarisse Bento ( Centro de Sáude da Marinha Grande)


PERGUNTAS EM DESTAQUE

Tema: Consumos de Substâncias Psicoactivas.

 

 - Existem muitos tipos de substâncias psicoactivas?

 

- Que tipos de tratamentos se fazem para quem começou a tomar substâncias psicoactivas, deixar de o fazer?

 - Qual a substância psicoactiva que vicia mais?

 - Como são feitas as recuperações das pessoas que são toxicodependentes?

 - Quais os efeitos secundários do ecstasy?

 - Que impacto é que tem o consumo de drogas leves na adolescência?

 - Será que consumir substâncias ilícitas na adolescência poderá elevar a dependência?

 - Porque é que a as pessoas drogam as outras para as violar?

 - Beber vinho faz bem ou mal?

 - Como se faz a cocaína?

 - Qual é a droga mais consumida?

 

- Respostas -

Tema: Educação Sexual e IST

 

 - SIDA e HIV é a mesma coisa?

A sida é causada por um vírus, chamado VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana) que ataca o organismo e destrói lentamente o sistema imunológico. Uma pessoa tem sida quando o vírus danificou o sistema imunológico o suficiente para permitir o desenvolvimento de outras doenças e infecções.

 

 - Que consequências tem a SIDA?

A resposta a esta pergunta não é totalmente clara, pois cada caso é um caso e é difícil determinar se os sintomas são de sida ou outras doenças. As pessoas desenvolvem sintomas e sinais de infecção por VIH, antes de apresentarem propriamente sintomas de sida. A sida é a fase mais grave e final da infecção por VIH e conduz à morte.

 

 - As pessoas podem ter uma DST durante muitos anos?

 

 - Os animais podem ter DST?

 

- O que é a Sífilis?

 

- Quais as doenças sexualmente transmissíveis? 

 

- Como se formam as doenças sexualmente transmissíveis?

 

 

DOENÇA

AGENTE

SINTOMAS

TRANSMISSÃO

PROGNÓSTICO

Gonorreia

Neisseria gonorrhoeae (bactéria)

Inflamação do colo do útero, transtornos menstruais, uretrite no homem, secreção amarelada.

Contacto sexual, roupa interior, toalhas.

H: esterilidade.

M: inflamação da pélvis, esterilidade e possível cegueira do recém nascido.

Sífilis

Treponema pallidum 
(bactéria)

Inicialmente úlceras genitais que não curam. Posteriormente lesões na pele e mucosas.

Contacto sexual, via placentária.

Lesões no sistema circulatório e nervoso. Malformação ou morte do recém-nascido.

Uretrite e vulvovaginite

 

Clamydia trachomatis (bactéria)

Corrimento acinzentado, espumoso, com cheiro a peixe. Nos homens, dor ao urinar.

Contacto sexual, roupa interior, toalhas.

Artrites. Infecções nos olhos, pele e boca.

Herpes genital

Vírus hominis
(vírus)

Lesões vesiculares nos órgãos genitais externos.

Contacto sexual.

Pode contagiar o feto. Aumenta o risco de cancro do colo do útero.

Hepatite B

Vários tipos de vírus

Lesões hepáticas, hepatite, cirrose.

Sangue, esperma, secreção vaginal, via placenta, leite materno, saliva.

Produz graves problemas no fígado. Pode causar a morte.

SIDA

VIH
(vírus) 

Anemia, febre, perda de peso, alterações imunitárias.

Sangue, esperma, secreção vaginal, via placenta, leite materno.

Transmite-se ao feto. Infecções generalizadas e morte.

Candidíase

Candida albicans
(fungo)

Picadas ao urinar, comichão, fluxo vaginal muito abundante.

Contacto sexual, roupa interior, toalhas, roupa húmida.  

Mais frequente na mulher. Não têm consequências.

Tricomoníase

Trichomona vaginalis (protozoário)

Ardor, comichão, fluxo vaginal amarelo.

Contacto sexual, roupa interior, toalhas.

Infecção urinária na mulher e uretrite no homem.

Pediculose púbica 
(chatos)

Phtirius pubis (artrópode)

Lesões na pele, picadelas na zona púbica.

Falta de higiene, lençóis, toalhas, contacto sexual.

Sem consequências se desparasitar a pele e desinfectar a roupa em água fervente.

 

 

 

 

Tema: Alimentação e actividade física.

 

 - Se uma pessoa se achar magra, que alimentos deve comer para engordar até ao seu peso ideal?

Existem hoje muitos métodos de avaliação da composição corporal, que medem não só o peso, mas também a proporção peso/altura, a percentagem de gordura no organismo, entre outros. A partir delas é que se sabe se uma pessoa é realmente magra. Na verdade, podes parecer magro, mas podes ter uma proporção de gordura no corpo, maior do que o recomendável e menos massa muscular. Aqui se enquadram os falsos magros. O mais importante é identificar o motivo da vontade de se ganhar peso. Se é uma depressão, diabete, tiróide, etc. Não avalie apenas o seu peso, se não tratar a causa do emagrecimento não vai conseguir manter o peso ideal depois de alcançá-lo.

 

- Que desportos desenvolvem mais os músculos humanos?

 

- Qual é o mínimo de tempo em que se deve fazer exercício físico, por semana?

 

- Qual é a actividade física que nos faz melhor?

 

- Porque é que na escola temos que praticar Educação Física até ao 12º ano?

De acordo com os modelos mais recentes, os benefícios na saúde, nomeadamente para a prevenção das doenças crónicas, podem ser obtidos através de uma actividade física moderada, acumulada, num mínimo de 30 minutos diários, na maioria dos dias da semana. Assim, ao invés do estigma que durante décadas associou a prática de desporto a um esforço de prática, condições e apetrechamento, a mensagem hoje a transmitir é que a actividade física é acessível a todos, de todas as idades e em qualquer lugar. Sem qualquer equipamento ou instalação particular.

 

- Se ficarmos um dia sem comer e no outro dia comermos o normal, será que engordamos mais?

 

- O que se deve comer para não engordar?

 

- Qual é a melhor maneira de emagrecer?

 

- É verdade que algumas frutas emagrecem?

 

Os três conceitos principais de uma alimentação equilibrada são:

Equilíbrio
Uma alimentação equilibrada inclui alimentos de todos os grupos, para fornecer todos os nutrientes necessários. (O número de porções por grupo depende da idade, do sexo e do nível de actividade física.)
Variedade
Não existe um alimento único que seja capaz de fornecer todos os nutrientes necessários. Uma alimentação variada inclui alimentos de todos os grupos e assim respeitará as recomendações alimentares publicadas.
Moderação
A selecção cuidada de alimentos ajuda no controlo de calorias, gorduras, gorduras saturadas, colesterol, sal (sódio) e açúcar.

 

Mantenha um peso saudável.
O peso certo para si depende de vários factores: o seu sexo; altura; idade e hereditariedade. Ter massa gorda em excesso aumenta o risco de ficar com hipertensão arterial, ficar com uma doença de coração, diabetes, alguns tipos de cancro entre outro tipo de doenças. No entanto ser demasiado magro pode aumentar o risco de ficar com osteoporose, amenorreias (irregularidades menstruais), entre outros problemas de saúde. Se está constantemente a ganhar e a perder peso deverá procurar um especialista que o ajude a adquiri bons hábitos alimentares e conseguir controlar com sucesso o seu peso. O exercício físico regular é muito importante, pois ajuda-o a manter um peso saudável.

 

 

Coma com regularidade.
Saltar refeições pode levar a ficar com muita fome e a perder o controlo do apetite, o que resulta a maior parte das vezes em comer demais. Quando tem fome também esquece mais facilmente as indicações para uma alimentação saudável… Comer no intervalo das grandes refeições ajuda-o a controlar a fome, mas atenção – não coma demasiado, para que os seus lanches não se tornem em grandes refeições

 

- O que é que a cafeína tem ou faz para aumentar o nosso ritmo cardíaco?

 Aspectos negativos do uso de cafeína

 Pode ficar-se dependente da cafeína após um período de uso intensivo

 Se deixar subitamente de ingerir cafeína pode sofrer uma ressaca: dores de cabeça severas e um estado de depressão;

 Desde que o organismo se habitue à cafeína, a quantidade usada torna-se menos eficiente cada dia que passa. Cada vez é necessário um maior    

 consumo para obter um efeito idêntico;

 A cafeína, em especial em excesso, pode provocar nervosismo, irritabilidade e estados de ansiedade. O excesso de ingestão de cafeína pode 

 provocar também tremuras das mãos;

 Pode aumentar a tensão arterial e o ritmo cardíaco;

 A cafeína pode interferir com o sono e provocar insónias;

 

 

Tema: Saúde mental/Violência em meio escolar.

 

- O que é a saúde mental?

É sentirmo-nos bem connosco próprios e na relação com os outros. É sermos capazes de lidar de forma positiva com as adversidades, termos confiança e não temermos o futuro. A saúde mental e a saúde física são duas vertentes fundamentais e indissociáveis da saúde.

 

- O que é preciso para termos uma boa saúde mental?

Para manter uma boa saúde mental não se isole, reforce os laços familiares e de amizade, diversifique os seus interesses, mantenha-se intelectual e fisicamente activo. Perante sinais ou sintomas de perturbação emocional, consulte o seu médico.

 

- O que pode levar uma pessoa a praticar bullying?

Pesquisas indicam que os agressores têm personalidades autoritárias, combinadas com uma forte necessidade de controlar ou dominar. Também tem sido sugerido que as dificuldades de interacção social e um ponto de vista preconceituoso sobre subordinados podem ser factores de risco.

 

- Quando uma pessoa pratica bullying o que havemos de fazer para a ajudar a tirar desse vício?

Como resultado destas tendências, podemos tentar desencorajar a prática do bullying, promovendo a cooperação entre os estudantes, bem como servir de moderadores e intervir na resolução de disputas, sendo, assim, uma forma de suporte dos pares.

 

- O que é o bullying?

Bullying é um termo inglês utilizado para descrever actos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully ou "valentão") ou grupo de indivíduos com o objectivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz de se defender.

 

 

Tema: Outros

 

 

- A corrida faz bem ou mal à asma?

Antigamente era normal pensar-se que uma pessoa com asma não deveria praticar desporto ou outras formas de exercício físico. Hoje sabe-se que, cumprindo um plano adequado de controlo da asma feito pelo médico, o doente com asma pode e deve participar em desportos e actividades físicas, quer sejam aulas de ginástica, desportos de lazer ou mesmo de alta competição. Em 1996, nos Jogos Olímpicos de Atlanta, 16,7% dos atletas da equipa norte-americana sofriam de asma e 10,4% estavam a tomar medicamentos para a asma durante a competição. 30% destes atletas ganharam medalhas.

 

- Como é que se formam os gémeos?

 O desenvolvimento de dois gémeos é determinado desde o momento de formação do ovo. Uma possibilidade é a de cada ovário libertar um óvulo, ou apenas um dos ovários libertar sozinho dois óvulos, ambos aptos a serem fecundados. Se dois espermatozóides distintos conseguirem penetrar nos dois óvulos, estarão formadas dois ovos diferentes, dois gémeos. Os gémeos formados assim, que podem ser dois ou mais, são chamados de gémeos falsos e poderão ser do mesmo sexo ou de sexos opostos. Ainda, aquando da fecundação, pode dar-se uma divisão e surgem dois ovos, prontos para originarem dois embriões. Como resultam de uma única célula inicial, os gémeos formados assim são idênticos, chamados pela linguagem popular de gémeos verdadeiros.